terça-feira, 28 de abril de 2009

"O DNA é a chave do património genético dos seres vivos em geral"

A nível de património genético pode-se entender a herança genética de cada um, visto o DNA (ou ADN) ser uma característica comum em todos os seres vivos pois cada um possui um DNA único.

Constituído pelas seguintes bases azotadas: Adenina , Guanina, Citosina e Tinina (AGCT)este possuí duas faixas, os nucleótidos que se encontram numa das faixas que correspondem à sequência dos nucleótidos de uma outra fita devido a maneira como coincide o emparelhamento das bases azotadas (“G” que irmana sempre com “C” e “A” que irmana sempre com “T”). As duas faixas complementam-se perfeitamente. È através delas que é transmitido aos nossos procedentes toda a nossa informação genética.

Uma das principais particularidades do DNA é a sua singularidade, ou seja, cada ser detém um DNA exclusivo.
Esta característica faz de cada individualidade um ser excepcional, e discrepante de todos os outros milhões de seres. É esplêndido pensar que existem milhões de disposições de bases azotadas o que faz com que não existam repetições de DNA, dando a cada ser um carácter único, o que leva a que, diariamente, enquanto estamos sentados numa explanada e vemos outras pessoas a passear na rua verifiquemos que não há repetição genética, e observamos uma quantidade enorme de combinações genéticas diferentes.

STC-SC-FC

Sem comentários:

Enviar um comentário