terça-feira, 28 de abril de 2009

"GODSEND" - O enviado

1 – O filme “Godsend – O enviado” relata a história de um casal (Paul e Jessie) que perdeu o seu filho (Adam) de oito anos de forma abrupta, sendo no funeral do mesmo que os seus pais recebem a proposta de um médico/cientista (Richard Wells, interpretado por Robert de Niro) que afirmava conseguir devolver-lhes o filho que tanto amam e que perderam.

Richard afirma que o processo seria feito através da clonagem, clonando as células do Adam, e que o processo decorreria como uma inseminação in vitro normalíssima,e que o parto seria natural.

Apesar da desconfiança e o receio inicial existente, o casal acaba por aceitar a proposta de Richard (que também incluía a mudança para uma pequena vila, onde este lhes conseguia uma vida normal). O processo decorre com “naturalidade” e tudo o resto se desenvolve como “previsto” até à chegada da data da morte de Adam.

Com a aproximação da data da sua “morte”, Adam (que era fisicamente igual ao que era) começa a ter perturbações no sono sobre acontecimentos que não conheciam, mas aconteceram, e vive-os na primeira pessoa durante o sono. Com tal comportamento o seu pai Paul, começa a querer respostas junto de Richard que lhe ia dizendo que era “normal”, e que conheciam o Adam até aos oitos anos, e que o seu futuro não podia ser previsto como acontece com todas as crianças. Mesmo assim o pai não se conforma e começa a procurar respostas sobre Zachary Clark (o nome do rapaz com que Adam sonhava). O pai na sua demanda descobre que Zachary Clark provocou um incêndio na sua antiga escola (Saint Prius) e através da sua antiga Babysitter descobre que assassinou a sua própria mãe. Contudo no meio da conversa, Paul faz a associação das coisas e que Richard era pai de Zachary.

Paul após algumas peripécias (confronta Richard sobre o que descobriu e sabe que junto com as células de Adam foram introduzidas células recuperadas de Zachary, que morreu num incêndio, que não lhe dariam a sua antiga forma, mas continham informações sobre a personalidade de Zachary) consegue impedir que Adam (Zachary) assassina-se a sua mãe e procura ajuda para o seu filho.

No final, Richard é dado como desaparecido pela comunicação social e a família de Adam muda-se (os especialistas que o passam a acompanhar dizem que a mudança será benéfica para este). Contudo, no final, após o episódio que acontece com Adam no seu novo quarto, a sensação que fica é que “quem ficou” foi o Zachary.

2 – O processo de clonagem de Adam consiste na utilização das suas células (que apenas seriam viáveis 72 após a sua morte), que seriam utilizadas para um inseminação artificial (depositadas num óvulo vazio de Jessie).

As consequências negativas foram distúrbios de personalidade e de sono para o Adam, assim como um problema de “dupla personalidade”, e os seus pais tiveram de começar uma vida nova e deixar tudo para trás.

As consequências positivas foram para o casal e para o médico. No primeiro caso estes tiveram novamente a oportunidade de “ter” o seu filho e no último conseguiu provar a sua teoria, o seu trabalho.

A minha opinião acerca da utilização da clonagem na reprodução humana, é a favor, dentro de determinados parâmetros razoáveis. Sendo assim sou a favor de certos “entraves” nesta área, relativamente ao respeito pela vontade da pessoa que é clonada.

Mundialmente, a clonagem poderá ser vantajosa para a humanidade, mais concretamente para tentar diminuir a fome no mundo, através da clonagem de animais de modo a combater a escassez de alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário