quarta-feira, 29 de abril de 2009

Método Religioso VS Método Científico

Neste “cartoon” é demonstrada a diferença entre dois “métodos de resolução de problemas” muito divergentes.
Se de um lado vemos o método científico, que se dirige pela inclemência e por um método bem delimitado que subsiste em fazer uma observação, formular hipóteses, testar essa mesma hipótese e no fim (no caso de esta ser verdadeira) concluir que ela é uma lei cientifica e assim coloca-la ao dispor de todos. No caso de estar ser falsa, volta-se novamente a formular uma hipótese e renovar o processo até que se averigúe uma hipótese verdadeira.

Do outro lado tem-se o método religioso que é baseado em duas etapas muito primárias: a análise e a oração, a invocação da interferência divina, e posteriormente ver o resultado do acontecimento, ou seja, "Seja o que Deus quiser" ou “Seja feita a Sua vontade”.
Facilmente se concluí que o único método rígido e preciso é o método científico, visto garantir resultados, enquanto o método religioso está dependente da vontade divina, o que muitas vezes leva a que o nosso pedido fique em estado “pendente” ou fique retido no “voice mail”, se bem que no caso da imagem existe quem defenda que se falarmos para as plantas como quem fala para uma pessoa, elas vão crescer fortes e saudáveis.

SI

Sem comentários:

Enviar um comentário